Eventos estressantes

Eu estava lendo um texto da Dr. Mariangela Gentil Savoia sobre o stress e seus efeitos e vi um lista que mostra os chamados EVENTOS VITAIS, que são mudanças relativamente inesperadas no ambiente social do indivíduo, capazes de provocar uma resposta estressante significativa. Pois bem, eis a lista:

Mudança de trabalho
Dificuldades com chefia
Perda do emprego
Reconhecimento profissional
Perda de suporte social
Morte de alguém da família
Morte de um amigo
Morte do cônjuge Família
Doença na família
Separação
Casamento
Gravidez
Nascimento na família
Mudanças no ambiente
Mudança de escola
Mudança de casa
Mudança do número de pessoas morando em casa
Dificuldades pessoais
Problemas de saúde
Mudanças de hábitos pessoais
Mudanças de atividades sociais
Mudanças de atividades recreativas
Mudanças de atividades religiosas
Acidentes
Dificuldades sexuais
Aposentadoria
Finanças perdas financeiras
Dívidas

Bem, olhando a lista nós vemos que faltam muitas coisas que poderiam deixar louco da vida qualquer um de nós. Mas essa tabela restringe-se a acontecimentos que causam mudanças permanentes ou não, capazes de produzir uma resposta de grande escala no organismo de um ser humano, psicológica ou fisicamente.

E o que eu tenho com isso? O que eu me espantei ao ver a lista é que, entre Setembro de 2005 até o meio de 2006, eu tive que enfrentar, brincando, 10 desses itens de uma vez só… só quem teve contato mais íntimo comigo sabe, e é capaz de identificar esses itens. Mas sobrevivi. Agora vejo como o ser humano é capaz de se erguer mesmo depois de fases negras como a que passei nesse período. O segredo é: não desista nunca, saiba que tudo na vida é questão de TEMPO, tenha paciência, tenha amigos com quem contar e pelo menos um em quem confiar (no meu caso é você, Lu), trabalhe, estude, faça coisas das quais gosta no seu tempo vago, na hora de dormir, deixe os problemas do lado de fora, e quando tudo mais falhar, olhe pra cima e peça ajuda a Deus. Quando você disser que mais ninguém pode te ajudar, só Deus, aí é que Deus age e muda tudo a seu favor. Confie.

Dê a sua opinião!

QUEM LEU ESTE, TAMBÉM GOSTOU DESTES:

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Obrigado pelo interesse. Digite seu comentário!